Texto Online » História » HISTÓRIA DO CARNAVAL DA BAHIA

HISTÓRIA DO CARNAVAL DA BAHIA

Saiba tudo sobre a história do carnaval de Salvador, como surgiu, como era a comemoração festiva.

O carnaval é uma festa bastante popular que acontece em locais cujo a religião católica prevalece com seus costumes e crenças, onde geralmente a comemoração festiva do carnaval é realizada nos dias que antecedem a quaresma, tendo como exemplo a comemoração do carnaval no Estado da Bahia. Entretanto, existem muitas outras versões voltadas para a história do Carnaval da Bahia.

HISTÓRIA DO CARNAVAL DA BAHIA

Segundo historiadores o carnaval no Estado da Bahia  veio junto com a colonização uma comemoração festiva trazida pelos portugueses, que era intitulada com o nome de “entrudo”(uma espécime de introdução à Quaresma). Nessa época o carnaval era constituído de diversas brincadeiras, tais como, jogar substâncias mal cheirosas nas pessoas, molhar as pessoas nas ruas ou em suas próprias casas, mas que em meados do ano de 1853 tais brincadeiras começaram a ser reprimidas pelos policiais.

E em meados do ano de 1853 o carnaval era segregado em carnaval de salão, onde participavam pessoas ricas e brancas e carnaval de rua onde a festa era comemorada na rua pelos negros e pobres. Sendo ainda que não era todos os habitantes que poderiam comemorar o carnaval nas ruas, pois de acordo com as regras lançadas na época não eram todos os habitantes que possuíam moral de frequentar a comemoração festiva.

HISTÓRIA DO CARNAVAL DA BAHIA

Sendo assim parte dos intitulados como autoridade começaram a estimular o carnaval com pessoas fantasiadas e mascaradas, dessa forma os grupos carnavalescos começaram a ganhar força, dando então o “ponta pé” inicial ao estilo de comemoração carnavalesca que temos hoje. Com o passar dos anos foram surgindo os blocos de rua e até então o surgimento do trio elétrico.

HISTÓRIA DO CARNAVAL DA BAHIA

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?