Materiais não recicláveis

Materiais não recicláveis são todos aqueles que não possuem a capacidade de serem utilizados novamente ou por estar em péssimas condições, mas alguns dos materiais que não são reaproveitados no Brasil são aproveitados em outros países, o Brasil não possui as grandes tecnologias oferecidas no exterior.

Os materiais que não são reciclados:

-Espelhos;

-Ampolas;

-Espumas;

-Vidros temperados;

-Lâmpadas;

-Vidros de carro;

-Papel carbono;

-Fotografias;

-Papéis de banheiro;

-Etiquetas;

-Acrílicos;

-Lentes;

-Louças;

-Porcelanas;

-Esponjas de aço.

Os materiais para serem reciclados precisam estar limpos, papéis usados de banheiro e sujos de gorduras não podem ser reaproveitados, além de todos os itens materiais usados em hospitais não podem passar pelo processo de reciclagem devido conter bastérias que causam sérios danos à saúde do ser humano.

Novas tecnologias devem ser inventadas para que todos os tipos de materiais em boas condições possam ser reciclados diminuindo o alto índice de lixo descartado, além ajudar no avanço do país com o aumento de empregos e renda para toda a população.

 

BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM

 

O aproveitamento dos materiais que podem ser reutilizados economizam muito dinheiro e estimulam o incentivo de trabalhos artesanais, com o passar dos anos o crescimento deste tipo de projeto tem resgatado pessoas da pobreza e do crime, em comunidades carentes o trabalho de reciclagem tem dado emprego a muitas famílias carentes.

O consumo diário de papéis, plásticos, garrafas pet, papelões, latinhas e alumínio, torna a superlotação de lixos e entulhos acumulados, com a conscientização de ambientalistas, novos rumos foram tomados para o descarte deste materiais, com garrafas pet, podem ser construídos vasos para plantas, cortinas, vassouras, e uma variedade enorme de possibilidades.

Itens que podem ser reciclados:

  • Plástico: Sacolas de supermercado, sacos plásticos, potes de plástico, garrafas pet.
  • Vidro: Garrafas, frascos, potes de alimentos, cacos.
  • Metal: Tampas,cobre, alumínio, aço.
  • Papel: Embalagens, revista, caixas de papelão, jornais.

Foram criadas lixeiras coloridas para o armazenamento do lixo, cada cor significa um material certo para ser armazenado, a separação de cada tipo de material facilita o recolhimento;

  • Lixeira azul; papel.
  • Lixeira verde; vidro.
  • Lixeira vermelha; plástico.
  • Lixeira; amarela, metal.

Todos os materiais quando recolhidos e reciclados economizam energia, diminuem a demanda de lixo em aterros, geram empregos, diminuem o uso de matérias-primas. Muitos objetos de decoração são fabricados por materiais que seriam descartados, o alumínio pode ser derretido e reproduzido novamente, o papel é reaproveitado, retomando uma nova folha, as possibilidades são infinitas depois da criação da reciclagem.