Impactos Ambientais Causados pelo Lixo

A degradação do meio ambiente através de resíduos domésticos e de resíduos sólidos de diversas procedências, que estão sendo gerenciados de forma inadequada, atualmente veem preocupando não só ambientalistas, mas toda a sociedade de maneira geral.

A exposição indevida do lixo propicia a contaminação de lençóis d’água, do ar, do solo, da água e até mesmo dos alimentos.

Além de propiciar também a proliferação de diversas espécies de animais vetores ou transmissores de doenças, consequentemente aumentando o índice de problemas na saúde pública.

Com tantas consequências que a cada dia se tornam mais notórias em todo planeta, é impossível não dizer que o lixo é considerado o principal causador da degradação do meio ambiente, sendo que os impactos causados pelo mesmo se tornam cada vez mais visíveis.

Principais Impactos Ambientais gerados pelo lixo:

  • Poluição do ar;
  • Poluição das águas;
  • Poluição do solo;
  • Poluição dos alimentos;
  • Poluição dos lençóis d’água;
  • Proliferação de diversas espécies de animais vetores ou transmissores de doenças;

Ações que provavelmente auxiliaram na diminuição dos impactos ambientais causados pelo lixo:

  • Reciclagem- fazer a separação adequada de determinados tipos de materiais, tais como, papéis, vidros, plásticos, metais e até mesmo a separação do lixo orgânico. A reciclagem propicia diversas vantagens, tais como economia de energia,
  • conscientização da população para as questões ambientais, preservação de recursos naturais e economia de transporte dentre outros.
  • Ações de Sustentabilidade que pode partir tanto dos órgãos governamentais, quanto das empresas privadas e de toda sociedade.

ASPECTOS DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Os impactos ambientais são todas as modificações que acontecem na natureza, os impactos podem ser apresentados de forma destruidora e também em benefício da natureza, os aspectos ambientais são a forma em que os impactos são apresentados no ambiente. Qualquer tipo se alteração no ambiente é uma forma de impacto ambiental.

Os aspectos são as novidades que vão surgindo em torno do meio ambiente como a criação de redes de esgotos, o avanço nas usinas hidrelétricas, usinas de petróleo. Os aspectos dos impactos ambientais podem ser maléficos ao ambiente como a poluição do ar, poluição dos rios, poluição da atmosfera e poluição visual.

Os impactos ambientais em grande parte causam mal a saúde das pessoas, tornam o ar respirado poluído causando doenças graves de respiração. Com o passar dos anos não teremos mais qualidade nos alimentos e no solo onde são produzidos, o uso frequente de agrotóxicos causa danos a saúde de todos, com a grande procura de alimentos para que se possa suprir a necessidade e a demanda são necessários o uso destes componentes químicos.

O ambiente agradece quando é bem cuidado e mantido de acordo com o surgimento, claro que realmente é necessário que sejam criados novos projetos de usinas elétricas e diversos outros, mas podem ser construídos em locais onde não serão necessários muito desmatamento e mudança no aspecto natural do ambiente.

O QUE É BIODIVERSIDADE

 

Biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem sendo entendida como uma associação de vários componentes como o ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida de seres vivos.

A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados de formas de vida que podemos encontrar na Terra formando-se assim uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econômico.

A base para tudo especificar as das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e, também, para a estratégica indústria da biotecnologia desempenhando a biodiversidade que são pouco compreendidas, muito embora considere-se que ela seja responsável pelos processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas e espécies que sustentam outras formas de vida e modificam a crosta terrestre, tornando-a apropriada e segura para a vida.

Compreendendo assim que a biodiversidade já diz através do teu nome a sua formação se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’ a ser descoberta ainda e compreendida como o mapa do tesouro.

O QUE É CLIMA

Clima, são as várias mudanças que surgem na terra, está intimamente ligado aos fatores meteorológico, as mudanças do tempo. São caracterizados pelas climatizações que possuem no meio ambiente, cada região possui um clima diferente.

Está relacionado com o clima:

  • A umidade do ar; relaciona – se com o vapor da água,;
  • Pressão da atmosfera; é a pressão que o ar sofre na superfície da terra;
  • Temperatura; são as medidas dos graus do ambiente;

Os fatores do clima são responsáveis pelas mudanças que os elementos da natureza sofrem, devem ser analisados as proximidades do mar, como altitude, maritimidade, e latitude. A terra sofre muitas mudanças climáticas, o clima e suas mudanças são decorrentes das ações humanas, a mão do homem na natureza.

O clima varia e são repassados para as pessoas pelas previsões meteorológicas, os profissionais estudam todas as mudanças do tempo, sol, chuva, ventos fortes. O aquecimento global influência nas ações que o clima sofre, os terremotos, inundações, e enchentes. Todos sobre efeitos da mudança da temperatura.