Atraso na menstruação e cólicas

O atraso na menstruação pode estar relacionado diretamente a desequilíbrios e problemas ginecológicos, tais como síndrome dos ovários policísticos, falência ovariana (menopausa precoce), tumores no sistema nervoso central, fibrose uterina, anorexia, amenorreia, histerectomia, excesso de peso, sinéquias uterinas, toma de determinados tipos de medicamentos que provavelmente ocasionam alterações hormonais no organismo da mulher.

A irregularidade no ciclo menstrual também pode ocorrer devido as alterações emocionais, tais como ansiedade, estresse ou traumas. Esses fatores são as principais causas do acometimento de irregularidade no ciclo menstrual, tais como o atraso menstrual.

O atraso na menstruação, seguido de dores abdominais semelhantes a cólicas também podem estar relacionados ao inicio do período de gestacional.

Embora, para que o atraso menstrual e as dores abdominais semelhantes a cólicas estejam relacionados a gravidez, a probabilidade se confirma ou aumenta caso a mulher tenha mantido relações íntimas sem o uso de algum tipo de método contraceptivo, seja ele de barreira (preservativo), oral ou injetável (pílula anticoncepcional), dessa maneira propiciando a fecundação do espermatozoide no óvulo.

É importante que a mulher procure a orientação de um médico ginecologista, pois o mesmo poderá fazer um diagnostico com precisão para analisar qual é o fator que pode estar ocasionando a irregularidade no ciclo menstrual.

Caso o atraso menstrual esteja relacionado a uma possível gravidez, provavelmente o médico ginecologista orientará a mulher a realizar o tipo de exame mais adequado para fazer um diagnostico mais preciso, sendo que são existentes dois tipos de exames a serem feitos para fazer esse tipo de diagnostico, sendo os testes de farmácia e o exame de sangue.

Atraso na menstruação após parar de tomar o anticoncepcional

Após parar de fazer uso da pílula anticoncepcional é normal que ocorra a ausência no aparecimento da menstruação, pois o organismo não está mais recebendo os hormônios que recebiam quando estavam com o uso do anticoncepcional, sendo necessário que o corpo se acostume com a falta da pílula, causando uma desordem quanto a data correta da menstruação.

Cada pessoa apresenta sintomas diferentes, em algumas é possível que a menstruação sofra alguma alteração, deixando o ciclo desordenado, causando desconforto e sensação de inchaço no corpo, em caso de desrregulação anormal é necessário que procure orientação médica, assim terá um acompanhamento adequado para reverter a situação.

O anticoncepcional é indicado para se evitar a gravidez, sendo que muitas mulheres deixam de usar a pílula para engravidar e acabam esperando meses para que possam ter início à uma gestação. A falta do fluxo menstrual pode ocasionar irritação, inquietação, e desconforto, devido as mudanças causadas no corpo.

Muitas vezes os problemas de atraso menstrual podem ser ocasionados por problemas ginecológicos, quem devem ser tratados para que não sejam agravados, ou por problemas de estress, devido a correria do dia a dia.As mulheres devem manter uma boa regularidade com os cuidados com a saúde intima.

Pílula do dia seguinte atrasa quantos dias a menstruação

A pílula do dia seguinte é usada para impedir um possível gravidez, muitas pessoas após uma relação íntima sem o uso de preservativos fazem uso da pílula que é um anticoncepcional de emergência impedindo que o espermatozóide fecunde o óvulo.

Mas esta pílula tem um tempo exato para manter a sua eficácia, ela deve ser administrada por um período de até 72 horas do ato íntimo mas para uma melhor precaução é recomendada que seja ingerida logo após o ato, a cartela é composta de dois comprimidos sendo um tomado logo após a relação e o outro após 12 horas do primeiro comprimido.

A pílula do seguinte não deve ser usada com rotina pois pode causar problemas à saúde, mulheres que mantém o hábito de fazer uso da pílula com frequência podem apresentar sinais atraso menstrual pois a pílula tem efeitos colaterais, é de costume a menstruação atrasar deixando em dúvida se houve ou não uma possível gravidez.

Geralmente a menstruação pode atrasar cerca de aproximadamente 7 dias, devido ao uso da pílula do dia seguinte, algumas mulheres atrasam em até 1 mês, pois a mesma tem a capacidade de desrregular os hormônios do corpo, caso aconteça este problema procure um ginecologista para uma melhor orientação, jamais use a pílula como um método frequente para se evitar uma gravidez, previna-se tenha uma relação com segurança evitando transtornos futuros.