Texto Online » Quimica » TRATAMENTO QUÍMICO DA ÁGUA

TRATAMENTO QUÍMICO DA ÁGUA

Tratamento químico da água, antes de ser consumida, passa por diversos tratamentos, são adicionados sulfato de alumínio, cal e cloro.

TRATAMENTO QUÍMICO DA ÁGUA

A água antes de ser consumida, passa por diversos tratamentos, esses tratamentos nos quais a água passa geralmente é feito nas estações de tratamento. Todo o processo químico em que a água passa nas estações de tratamento, é necessário, pois somente dessa forma a água chega a torneira dos diversos brasileiros com uma excelente qualidade e dessa forma a mesma pode ser consumida, livre de substâncias que causam mal ao ser humano, as estações de tratamentos buscam melhorias para atender as necessidades de toda comunidade. Em diversos lugares o tratamento da água tem se tornado um método muito garantido, são criados redes de abastecimento para a distribuição de toda a cidade.

A seca toma conta do país causando impacto e maiores gastos para que se possa tratar a água, as pessoas sentem mais necessidade de consumir água e necessitando de mais banhos por dia, a poeira imunda as casas e o aumento no gasto de água para manter o ambiente limpo aumenta, consequentemente as barragens e córregos sofrem escassez de água.

As etapas que a água passa para chegar até as nossas casas, com qualidade para o consumo:

  • Desinfecção; é adicionado cloro para eliminar as impurezas.
  • Floculação; são acondicionados em enormes tanques para a separação de partículas grossas.
  • Coagulação; é adicionado sulfato de alumínio para limpar resíduos de terra na água.
  • Decantação, as sujeiras ficam alojadas no fundo dos tanques de tratamento.
  • Filtração; a água é filtrada passando por filtros compostos de areia, carvão, possibilitando uma água pura para o consumo de todos.

São adicionados sulfato de alumínio, cal e cloro, os custos para se obter uma água tratada é muito grande, a água deve ser consumida de maneira consciente, evitando desperdícios lavando automóveis, motos, bicicletas, no banho, e na lavagem da louça, economize.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?