Texto Online » Biologia » Swietenia Macrophylla King

Swietenia Macrophylla King

Swietenia macrophylla King Vell é o nomenclatura cientifica da árvore denominada como Mogno, conhecida popularmente como Mogno-brasileiro, Mogno, Araputanga, Aguano e cedro-i, No Brasil o Mogno pode ser encontrado em regiões como Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Goiás, Acre e Pará.

O Mogno é uma árvore cujo nome científico é Swietenia macrophylla King Vell, a árvore floresce em um período durante os meses de novembro e janeiro, e os seus frutos normalmente, iniciam o processo de maturação no mês de setembro, esse processo de maturação se prolonga até o mês de Novembro. No Brasil o Mogno possui uma decorrência maior em regiões como Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Goiás, Acre e Pará. O Mogno também é nativo de outros países como Colômbia, México, Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana, Nicarágua, Costa Rica, Guiana Francesa, Honduras, Dominica, Guatemala, El Salvador, Panamá e Peru.

Swietenia Macrophylla King

Identificação da espécie:
Família: Meliaceae
Nome: Mogno
Nome Científico: Swietenia macrophylla King Vell
Nomenclatura popular: Mogno-brasileiro, Mogno, Araputanga, Aguano e cedro-i.
Sinonímia Botânica: Swietenia tessmannii Harms, Swietenia belisensis Lundell, Swietenia krumkovii Gleason, Swietenia candollei Pittier.
Altura média: 20-30 metros
Tronco: geralmente mede de 50 a 80 centímetros de diâmetro.
Folhas: Lisas, compostas paripinadas com cerca de aproximadamente 8 a 10 folíolos de 13 centímetros.
Flores: Coloração clara.
Sementes: Leves e aladas, apresentando coloração marrom claro e medindo cerca de aproximadamente 12 centímetros.

Swietenia Macrophylla King
Fruto: normalmente, mede cerca de aproximadamente 18 centímetros, com casca dura, o mesmo se abre em 4 partes, liberando todas as sementes.

A madeira do Mogno é bastante indicada e utilizada para elaboração de mobiliário de luxo, esquadrias, lambris, acabamentos internos em construção civil como venezianas, guarnições e rodapés, objetos de adorno, folhas faqueadas decorativas, painéis entre outros. O Mogno também é bastante utilizado na arborização de jardins de grande porte e de parques.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?