Texto Online » Estudos » Componentes químicos da célula

Componentes químicos da célula

Componentes químicos da célula, são componentes minúsculos presentes no corpo, em suas composições químicas apresentam componentes orgânicos e inorgânicos, leia este artigo e saiba mais.

Componentes químicos da célula

As células são componentes minúsculos presentes no corpo, em suas composições químicas apresentam componentes orgânicos e inorgânicos. As moléculas são organizadas em ordem, as células são unidades estruturais dos seres vivos, são essenciais para o corpo pois cada uma apresenta uma função diferente e específica.
Os Componentes químicos da célula

-Sais minerais; possuem a função de reguladores químicos.

-Água; é a principal responsável pelas reações bioquímicas, onde grande parte do volume celular é composto pela água, aumentando as chances de dissolver e transportar todos os nutrientes para a célula.

-Carboidratos; São compostos orgânicos que possuem em sua composição hidrogênio, oxigênio e cxarbono, como: monossacarídeos que são glicose e frutose; dissacarídeos presentes na sacarose, lactose e maltose; polissacarídeos presentes amido, glicogênio e celulose. São responsáveis por fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.

-Proteínas; elas são formadas nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono, que formam os polipeptídios com cadeias de aminoácidos. Como a globulina, hemoglobina, e a Albumina. Partyicipa da estrutura celular, na defesa formando anticorpos e como catalisador das reações químicas.

-Lipídios; Possuem em sua composição oxigênio e hidrogênio; são insolúveis em água e solúveis em substâncias químicas como éter, acetona. Podem ser encontrados nos lipídios simples como os óleos, gorduras e cera, e nos lipídios complexos.

-Ácidos Nucléicos; São formados por cadeias de nucleotídeos; que são formados por uma base nitrogenada composta por timina, citosina, guanina, uracila, Ribose e Desoxirribose, e ácido fosfórico.

-Trifosfato de Adenosina ou ATP; é um nucleotídeo que possui em sua composição adenina, três fosfatos e ribose, possui a função de armazenar energia necessária entre as ligações de fosfato.

-Ácido Ribonucléico ou RNA; são formadas por cadeia simples de nucleotídeos e o RNA é o responsável pela síntese de proteínas.

-Ácido Desoxirribonucléico ou DNA; possui duas cadeias complementares de nucleotídeose e o DNA é o responsável pela transmissão hereditária das características herdadas.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?