Texto Online » Animais » Alimentação das Borboletas e Mariposas

Alimentação das Borboletas e Mariposas

leia o artigo e veja mais informações sobre os hábitos alimentares dessas duas espécies. Os hábitos alimentares das borboletas e das mariposas são bem semelhantes.

Alimentação das Borboletas e Mariposas

Borboletas se alimentando do néctar da flor.

As mariposas e as borboletas são insetos pertencentes à ordem dos lepidópteros. Dividida em 127 famílias / grupos menores, à ordem dos lepidópteros abrangem uma média de 180 mil espécies catalogadas. Essa divisão que ocorre entre as famílias pertencentes à ordem dos lepidópteros tem como base as principais características dessas espécies .

Sendo que essas mesmas características são observáveis, e as mais levadas em consideração são: a morfologia (biologicamente estuda a estrutura e forma corporal) e o comportamento das espécies estudadas. Tanto o ciclo vital das borboletas, quanto o ciclo vital das mariposas se caracterizam em quatro fases, sendo a fase de ovo, larval, pupa e a fase adulta.

E tanto o tempo de vida das mariposas, quanto o tempo de vida das borboletas podem variar conforme a espécie, sendo que algumas vivem entre 03 e 05 dias e outras podem sobreviver por o período de 01 ano. Ao contrário das borboletas, que geralmente possuem hábitos diurnos, a grande maioria das espécies de mariposas possuem hábitos noturnos.

Curiosidade:

- Cerca de aproximadamente 57 espécies de borboletas nativas do Brasil estão em processo de extinção devido a utilização das mesmas em artesanatos e devido a degradação do seu habitat.

- Em Foz do Iguaçu no Estado do Paraná é encontrado um dos borboletários mais famosos do Brasil, e o mesmo se encontra situado dentro do Parque das Aves. O Parque das Aves se encontra localizado na Avenida das Cataratas no quilômetro 15.

Hábitos Alimentares das Borboletas:

O ciclo de vida das borboletas se basea em quatro fases, sendo as seguintes: fase em que as mesmas se encontram dentro de pequenos ovos, lagarta / larva, crisália / pupa e a fase adulta. Especialistas da área da Entomologia (estudos dos insetos) afirmam que as borboletas se alimentam em apenas duas fases da sua vida, sendo na fase larval e na fase adulta.

Quando ainda estão na fase larval, as borboletas se alimentam de folhas. Já em sua fase adulta, as borboletas se alimentam do néctar das flores, sendo que o mesmo é capaz de fornecer vitaminas, aminoácidos, água, açúcar, proteínas dentre outros nutrientes.

O tipo de alimentação das borboletas também pode variar conforme a espécie, sendo que algumas além de se alimentarem do néctar das flores, se alimentam também da seiva das árvores, do suco das frutas que se encontram em processo de decomposição, e até mesmo do esterco de vaca, da lama e da água.

As borboletas fazem a ingestão do néctar e de outros líquidos através da “tromba”, que na verdade é um tubo estreito e longo situado em sua boca. A ingestão ocorre através de um processo de sucção. É importante ressaltar que grande maioria das espécies de borboletas possuem hábitos diurnos e desempenham um papel importante na natureza, o de polinizar as flores.

Alimentação das Borboletas e Mariposas

Mariposa sobrevoando sobre os galhos de um planta.

Hábitos Alimentares das Mariposas:

As mariposas, assim como a grande maioria das espécies de borboletas se alimentam do néctar das flores e de outros líquidos adocicados, tal como o suco das frutas silvestres que se encontram em processo de decomposição.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?