Fortes dores de cabeça o que pode ser

A cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça é um problema que a cada dia se torna mais comum entre as pessoas, pois a mesma pode afetar qualquer pessoa, independente da idade e independente de diversos outros fatores.

Normalmente, a intensidade e a frequência das dores de cabeça podem se tornar rotineiras na vida do indivíduo, afetando a rotina da mesma e causando diversas consequências em sua qualidade de vida. Neurologistas afirmam que são existentes cerca de apropriadamente 155 tipos de dores de cabeça, sendo que as mesmas são classificadas/divididas em cefaleias primárias e cefaleias secundárias.

Em muitos casos as dores de cabeça variam a frequência e variam também a sua intensidade, sendo que normalmente, as dores de cabeça tendem a se tornar mais forte.

Para diagnosticar se a cefaleia é primaria ou secundaria, e saber se algum outro fator pode estar relacionando ou causando a mesma é indicado procurar atendimento e orientação de um médico neurologista.

As cefaleias classificadas como secundárias, geralmente são dores causadas/relacionadas há algum tipo de doença, tais como tumores cerebrais, meningite, aneurismas, problemas nos ouvidos, olhos/visão, garganta, resfriados, aumento da pressão intracraniana, pancadas na cabeça, doenças nos vasos sanguíneos entre outros. Veja a seguir as principais dores de cabeça que ocasionam dores de maior intensidade.

Principais dores de cabela que ocasionam dores de forte intensidade

Enxaqueca:

Este tipo de dor de cabeça normalmente, pode ser unilateral ou bilateral, e a mesma é mais frequente e mais comum entre as mulheres. A intensidade da enxaqueca normalmente, pode variar entre dor moderada à dor intensa, e geralmente a dor é acompanhada por alguns sintomas como fobia à luz, cheiros ou ruídos, náuseas e vômitos, sendo que a frequência pode ser variável. As principais causas da enxaqueca normalmente são:
Causas físicas: esforços físicos, TPM (Tensão-pré-menstrual), consumo de determinados tipos de alimentos entre outros.
Causas emocionais: estresse, preocupações, ansiedade entre outros.
Os neurologistas acreditam que a enxaqueca também pode estar relacionada a fatores hereditários.

Hemicranias paroxísticas:
Este tipo de dor de cabeça é uma dor de cabeça considerada incomum, mas não rara. A Hemicranias paroxísticas pode ser confundida com cefaleias em salvas, enxaqueca e também com a sinusite. Este tipo de dor de cabeça pode vim acompanhada de sintomas como corrimento nasal, entupimento nasal, dor intensa nos olhos, dor intensa na fronte e malar e nas têmporas, lacrimejamento e olhos vermelhos.

A Hemicranias paroxísticas pode apresentar dor intensa pulsátil, severa e moderada, podendo durar um período de cerca de aproximadamente 10 à 45 minutos, sendo que as crises geralmente podem ocorrer várias vezes ao dia. Geralmente as crises podem ocorrer em intervalos, ou até em dias seguidos.

Temos outros textos relacionados a esse assunto: