Atividades da Páscoa

A Páscoa tem como principal significado a passagem da escravidão para a liberdade, a mesma é considerada a maior festa do cristianismo. Na Páscoa é comemorada a Passagem de Cristo, e também é considerada a Festa da Libertação, a mesma é uma festa móvel datada no calendário, e é comemora após o período de Quaresma e culminando na Vigília Pascal. Muitos símbolos fazem parte da Páscoa, e cada um desses símbolos possuem significado distinto, sendo eles:

Cruz da Ressurreição:
Este símbolo tem o intuito de traduzir, sofrimento e ressurreição, ambos ao mesmo tempo.

Ovo de Páscoa:
Este símbolo tem o intuito de traduzir a existência da vida, propondo intimamente a ligação da vida ao ovo, simbolizando o nascimento.

Cordeiro:
O cordeiro simboliza Jesus Cristo, que é o cordeiro de Deus, ressaltando que Jesus Cristo sacrificou-se em favor de todo o rebanho.

Círio:
O círio é uma vela de grande porte, a mesma normalmente, a acesa na Aleluia. O círio significa: “Cristo, a luz dos povos”, no círio estão presentes duas palavras, Alfa e Ômega, essas palavras significam: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Coelhinho da Páscoa:
Os coelhos são espécies capazes de gerar grandes ninhadas em poucos períodos de tempo, sendo assim, sua imagem na páscoa está associada a capacidade de que a Igreja tem em de produzir novos discípulos constantemente.

Pão e o Vinho:
O pão e o vinho, representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, os mesmos são dados aos discípulos de Jesus Cristo, para celebra a vida eterna.

Ao iniciar o período conivente com o mês em que se comemora a Páscoa, as instituições de ensino, principalmente as especializadas no ensino infantil, dispões de atividades relacionadas a Páscoa. Nessas mesmas atividades, os professores normalmente, contam histórias relacionadas a Páscoa, e também propõem atividades artísticas, com desenhos que simbolizam a Páscoa, tais como coelho, ovos decorados entre outros.

Temos outros textos relacionados a esse assunto: