RESUMO DA HISTÓRIA DO COMPUTADOR

O ser humano sempre busca uma forma de melhorar a vida e torná-la mais fácil, estudiosos começaram à busca pela tecnologia, depois de muitos testes foi desenvolvido por cientistas norte-americanos era chamado de ENIAC (Computador e Integrador Numérico Eletrônico), foi criado devido à necessidade que o exército tinha para resolver os problemas, ele foi finalizado em 1945.

O ENIAC, depois de construído não foi comercializado, só em 1950 empresas interessadas no ramo da tecnologia começaram a fabricar computadores para atender a necessidade do consumidor, em 1951 surgiu o UNIVAC I, onde foi reconhecido como o primeiro computador. A IBM( International Business Machines) criou o lançamento do seu computador próprio, chamado de IBM 701.A SIEMENS lançou o computador SIEMENS 2002, sendo que o IBM 1401 foi o mais conhecido da geração.

A APPLE I foi lançada que tinha uma forma reta e plana, depois surgiu a APPLE II que possuía um formato de caixa. No ano de 1960 foi criado a terceira linha de computadores, incluindo em sua programação sistemas de operação capaz de atender as mais diversas solicitações. Em 1975 foi incluído o chip, se tornando um aparelho muito importante no comércio.

Para que a história do computador seja melhor compreendida:

A primeira geração foi de 1950 à 1958, os computadores estavam em fase de experiência.

A segunda geração foi de 1958 à 1965 eles eram mais rápidos possuindo cerca de 20 megabytes de memória, com fitas e discos.

A terceira geração foi de 1965 à 1975 possuíam uma vasta programação, uma variadas linguagens.

A quarta geração foi de 1975 foram os fabricados pela INTEL, possuindo banco de dados e uma muita agilidade na rapidez.

Em 1983, foi criado o LISA da APPLE, onde surgiu as mais variadas ferramentas e ícones.

A geração moderna, do mundo atual possui uma variedade de funções, com possibilidade de ler CD, gravar vídeo, reproduzir músicas, fazer downloads e processadores com muita agilidade, são chamados também de notebooks, laptops, com sistemas de operação como o Windous e outros diversos, possuindo uma novidade a cada minuto.

O Q É SOFTWARE

Software é um programa de computador que auxilia no desempenho e na execução de diversas tarefas ao qual foi solicitado, é um programa que pode ser executado diversas opções, sendo possível fazer cópias, modificações.

Informações sobre software:

  • Software é um conjunto de instruções lógicas, desenvolvidas em linguagem específica, que permite ao computador realizar as mais variadas tarefas do dia a dia de empresas, profissionais de diversas áreas e usuários em geral.
  • A produção de software exige conhecimento técnico e um grande volume de investimentos sendo que, pela sua importância e alcance, movimenta bilhões de dólares em negócios e gera milhares de empregos.
  • Ao adquirir um programa de computador (software), o usuário não se torna proprietário da obra, está apenas recebendo uma licença de uso, que é uma permissão para o uso, de forma não exclusiva.
  • Mesmo tendo adquirido uma cópia original, o usuário não possui o direito de realizar a exploração econômica do software (cópia e revenda, aluguel, etc), a não ser que tenha autorização expressa do titular da obra.
  • A pirataria de software é a prática de reproduzir ilegalmente um programa de computador, sem a autorização expressa do titular da obra e, consequentemente, sem a devida licença de uso.
  • A execução de cópias não autorizadas de software, em computadores dentro de organizações, conhecida como pirataria corporativa, acontece quando se reproduzem softwares pelos empregados, para uso no escritório, sem a aquisição das respectivas Licenças de Uso, o que, mesmo se realizado em pequenas quantidades, pode significar multas vultuosas, além de grande desgaste da imagem da empresa no mercado.(abes.org.br)

Tipos de software:

  • Software aplicativo; são os que possuem a capacidade de digitação de texto.
  • Software de sistema; que são divididos em sistemas utilitários e operacionais.

Os tipos de linguagens em uso do software:

  • Softwares de exercitação; sendo possível obter resposta de variados assuntos.
  • Software de simulação; treinamentos da vida real.
  • Softwares abertos, sendo possível abusar da criatividade.
  • Softwares tutoriais; podendo servir como informação e aprendizado.
  • Software de jogos; proporcionam muita diversão.
  • Software de investigação; é possível localizar diversas informações.