Swietenia Macrophylla King

O Mogno é uma árvore cujo nome científico é Swietenia macrophylla King Vell, a árvore floresce em um período durante os meses de novembro e janeiro, e os seus frutos normalmente, iniciam o processo de maturação no mês de setembro, esse processo de maturação se prolonga até o mês de Novembro. No Brasil o Mogno possui uma decorrência maior em regiões como Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Goiás, Acre e Pará. O Mogno também é nativo de outros países como Colômbia, México, Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana, Nicarágua, Costa Rica, Guiana Francesa, Honduras, Dominica, Guatemala, El Salvador, Panamá e Peru.

Identificação da espécie:
Família: Meliaceae
Nome: Mogno
Nome Científico: Swietenia macrophylla King Vell
Nomenclatura popular: Mogno-brasileiro, Mogno, Araputanga, Aguano e cedro-i.
Sinonímia Botânica: Swietenia tessmannii Harms, Swietenia belisensis Lundell, Swietenia krumkovii Gleason, Swietenia candollei Pittier.
Altura média: 20-30 metros
Tronco: geralmente mede de 50 a 80 centímetros de diâmetro.
Folhas: Lisas, compostas paripinadas com cerca de aproximadamente 8 a 10 folíolos de 13 centímetros.
Flores: Coloração clara.
Sementes: Leves e aladas, apresentando coloração marrom claro e medindo cerca de aproximadamente 12 centímetros.


Fruto: normalmente, mede cerca de aproximadamente 18 centímetros, com casca dura, o mesmo se abre em 4 partes, liberando todas as sementes.

A madeira do Mogno é bastante indicada e utilizada para elaboração de mobiliário de luxo, esquadrias, lambris, acabamentos internos em construção civil como venezianas, guarnições e rodapés, objetos de adorno, folhas faqueadas decorativas, painéis entre outros. O Mogno também é bastante utilizado na arborização de jardins de grande porte e de parques.

MÚSCULO DO BRAÇO E ANTEBRAÇO

Os braços são extremamente importantes para ajudar no desempenho de todas as atividades do dia, em sua composição existe os músculos que podem ser divididos em:

Músculos do antebraço:

Região anterior:

Pronador redondo;

Flexor radial do carpo;

Palmar longo;

Flexor ulnar do carpo;

Flexor superficial dos dedos;

Flexor longo do polegar;

Pronador quadrado;

Região posterior:

Extensor dos dedos;

Extensor ulnar do carpo;

Ancôneo;

Abdutor longo;

O músculo do braço;

Região anterior:

bíceps braquial,

Braquial anterior,

Coracobraquial.

Região superior:

Tríceps.

 

QUAIS SÃO OS MÚSCULOS DO PESCOÇO

 

 

 

O pescoço auxilia no suporte da cabeça, e possui uma grande mobilidade. Os músculos são divididos em:

Músculos supra-hióideos: Digástrico, Estiloióideo, Miloiódeo, Geniioideo.

Músculos infra hióideos: Digástrico, Estiloióideo, Miloióideo, Geniioideo, Esternoióideo, Tireóideo, Omoióideo, Esternotireóideo.

Região lateral do pescoço: Escaleno anterior, Escaleno médio, Escaleno posterior, Reto lateral da cabeça, Longo da cabeça, Reto lateral da cabeça, Longo do pescoço.

Região pré-vertebral: Longo da cabeça, Reto anterior da cabeça, Longo do pescoço.

Ligadas às vértebras, e localizadas entre elas, existem pelotas de cartilagem fibrosa chamadas de discos, que agem como almofadas, ou amortecedores de choque. Oito nervos, que transmitem as sensações (incluindo a dor), e quatro artérias principais, que conduzem o sangue, passam pelo pescoço e ligam a cabeça aos ombros, tórax e braços. A frágil medula espinhal passa pelo centro do conjunto de vértebras e é protegida por ele. Acrescente a essa estrutura complexa o fato de que o pescoço se move mais do que qualquer outra parte do corpo.( Fonte: uol.com.br).

O Q É CIÊNCIA

A ciência engloba todo tipo de conhecimento, explica o início da geração e das espécies que existem no planeta, a ciência gira em torno de pesquisas e descobertas, graças as pesquisas que a ciência impulsiona novos meios de tratamentos de doenças, novas tecnologias. Os métodos científicos são demonstrações e questionamentos.

 A ciência pode ser experimental ou voltada para as pesquisas científicas, a ciência explica desde a origem até a evolução do mundo, ela gira em torno da medicina, dos acontecimentos que acontecem na natureza, os fatos que ocasionam o aquecimento global, estudar as estações da terra.

A ciência faz girar o mundo, as evoluções da natureza, as novas técnicas para que o mundo sempre evolua, os cientistas são pessoas inteligentes que são capazes de criar novos métodos, estudar grandes acontecimentos e testar ideias que podem ser cruciais para as pessoas. Todas são testadas para uma aprovação completa. A ciência estuda como a realidade funciona, e confirma invenções criadas pelo ser humano.