FOME CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

A fome é um problema que atinge muitos países, o estado de calamidade é muito alto, pessoas que vivem nas ruas sem moradia e sem alimentação vivem das sobras da sociedade. Muitos alimentos são desperdiçados sem aproveitamento adequado, vão para os lixos verduras, frutas uma infinidade de alimentos que poderiam mudar a história de uma família que não tem o que comer.

Pais de famílias batalham para manter a alimentação de seus filhos e mesmo assim passam necessidade pelos altos preços dos mantimentos. A conscientização tem levado os cidadãos a contribuir para ajudar famílias carentes e mendigos, estas práticas são transmitidas desde o tempo de Jesus que foi repartido o pão para todos os que estavam presentes. A sociedade recolhe mantimentos para a montagem de cestas que ajudam as pessoas necessitadas, e o governo tenta manter projetos para amenizar a fome no país.

Os principais fatores que levam a miséria e em consequência a fome são:

  • Solos secos;
  • Escassez de água;
  • Superpopulação em relação a sustentabilidade do local;
  • Desigualdades sociais;
  • Dívidas externas;
  • Mal distribuição de recursos públicos.
  • Vícios: Drogas, alcoolismo.

É uma vergonha para os países onde milhares de crianças morrem de fome, o que podemos fazer para mudar esta história, será que tem uma solução. Na áfrica é agoniante ver as pessoas desnutridas, acabadas pela fome, reportagens recentes mostraram a situação das pessoas, pois um pedaço de pão é repartido para centenas de pessoas, e um pequeno copo de leite é dividido para muitas crianças. Onde vai parar esta nação!!!

CONSEQUÊNCIA DA FOME

 

 

Com o alto índice de fome encontramos os casos de violência e de doenças, em países “pobres” considerados de 3º mundo são registrados casos de desnutrição, sub-nutrição, cólera, malaria entre outras doenças, no Brasil nos últimos anos temos a diminuição dos casos de pessoas que passam fome, o uso de drogas e e crescimento demasiado da população em capitais fazem ter o aumento desses casos.

Morte e aumento na criminalidade são consequências da fome que são cometidas em geral por moradores de ruas e menores que passam fome, não são todos as pessoas que moram nas ruas que cometem crimes porém uma parte desses moradores que são “levados” pela fome e desespero cometem atos que marginalizam os demais, em busca de uma vida melhor as pessoas saem das pequenas cidades e buscam nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e demais capitais uma condição de vida melhor, ao chegarem nesses locais constatam que a vida ali não será como esperado e muitas vezes acabam como moradores de rua por não terem como bancar-se em uma cidade grande.

O uso de drogas para evitar a fome e em busca de refugio dos problemas é uma consequência da fome que vemos entre as ruas de grandes centros comerciais, famílias que vivem em condições sub-humanas são encontradas em “países pobres”,campanhas são feitas em todo o mundo para combater a fome, em casos de grandes desastres como temos relatos no mundo de enchentes, tornados e demais meios de tragedias o mundo se comove com a situação das pessoas do local e fazem campanhas para que a a fome não seja o maior problema do local, como consequência da fome nesse período vemos os conhecidos “saques” em mercados em busca de comida a fome é motivo de dor e sofrimento para quem vive nesta condição.