Texto Online » Escolartitle_li=Estudostitle_li=Quimica » RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE

RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE

Neste artigo mostra sobre RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE. A radiação ionizante e não ionizante causam problemas de saúde, Como são as radiações ionizante e não ionizantes?,

RADIAÇÃO IONIZANTE E NÃO IONIZANTE

 

Para darmos inicio na explicação sobre radiação ionizante e não ionizante, é preciso primeiramente que saibamos o que é íons e o que é ionização, ou seja íons nada mais é do que moléculas que  podem perder ou ganhar átomos, sendo necessário ocorrer um processo de ionização.

Ionização é quando ocorre um processo de transformação onde transforma o átomo de carga neutra em íons, através disso podemos compreender um pouco mais sobre radiação ionizante e não ionizante.

O que é radiação ionizante?

A radiação ionizante nada mais é do que uma radiação que possui uma grande quantidade de energia que através disso transformando os átomos e moléculas,  essa radiação ionizante pode causar problemas nas células e assim causando modificações no material genético, sendo mais conhecido como DNA e assim causando doenças gravíssimas como o câncer por exemplo.

Os tipos de radiação são conhecidas como partículas beta, alfa, raios gama, raios x  e neutros, cada radiação contendo uma característica diferente.

O que é radiação não ionizante?

Podemos dizer que as radiações de frequências que são inferior ou superior com o da luz, podendo ser uma radiação não ionizante, essa radiação não modifica os átomos, porém ainda assim causa sérios problemas de saúde, quando se tem um contato maior com essa radiação não ionizante pode ocorrer queimaduras, problemas no sistema reprodutor e muitos outros.

Muitas profissões exige que o trabalhador tenha um maior contato com essa radiação, como por exemplo o radiologista, ele tem que ficar numa sala super protetora, porém muitas das vezes isso não ocorre e com isso as chances de ocorrer problemas de saúde são maiores.

 

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?