Texto Online » História » Quem Inventou o Mouse

Quem Inventou o Mouse

O responsável pela invenção do mouse, foi Douglas Engelbart, engenheiro eletrônico, a invenção foi apresentada em meados do ano de 1968 à 1970, e em meados do ano de 1983, a Apple passou a utilizar o mouse.

Quem Inventou o Mouse

O responsável pela invenção do mouse, foi Douglas Engelbart, engenheiro eletrônico, nascido em Portland – EUA. A invenção do engenheiro eletrônico Douglas Engelbart foi apresentada em meados do ano de 1968 à 1970, o mouse na época era uma espécie de periférico que tinha e ainda tem a função de movimentar o cursor durante o período de uso do computador.

Em meados do ano de 1983, a Apple passou a utilizar o mouse em seus micros Lisa, e o mesmo passou a ser popularizado, embora a patente já estivesse vencida.

Quem Inventou o Mouse

Em Portugal o mouse é denominado como rato, e no Brasil o termo utilizado é mouse (termo em inglês). Desde a sua criação, o mouse era utilizado juntamente com teclado, exercendo a função de auxiliar no processo de entrada de dados, principalmente em programas com interface gráfica.

O mouse funciona como uma espécime de apontador sobre o monitor (ecrã) do computador, e o mesmo normalmente proporciona quatro tipos operações, sendo as seguintes:

  • Clique
  • Movimento
  • Arrastar e soltar (drag and drop)
  • Duplo clique

Curiosidade sobre a invenção do mouse: – A primeira versão do mouse, feita pelo engenheiro eletrônico Douglas Engelbart, era de madeira e possuía apenas um botão. – A primeira versão do mouse também movia-se sobre pequenas rodinhas.

Atualmente, os modelos de mouses normalmente, possuem um, dois, três ou mais botões cuja a funcionalidade dos mesmos dependem do programa que é utilizado. Além do mouse, são existentes alguns outros dispositivos que exercem funções bastante similares, tais como o joystick e a trackball.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?