Texto Online » História » Quando foi o Impeachment de Collor

Quando foi o Impeachment de Collor

O impeachment de Fernando Affonso Collor de Mello ocorreu em Setembro, no dia 29 do ano de 1992, o impeachment foi aprovado com cerca de aproximadamente 441 votos favoráveis e cerca de aproximadamente 38 votos contrários.

Fernando Affonso Collor de Mello nasceu no dia 12 do mês de agosto do ano de 1949 na cidade do Rio de Janeiro. Collor é economista, jornalista, escritor, empresário e também político, tendo sido prefeito de Maceió no ano de 1979 até o ano de 1982, deputado federal no ano de 1982 até o ano de 1986, governador do Estado de Alagoas no ano de 1987 até o ano de 1989, também foi senador por Alagoas no ano de 2007. Em meados do ano de 1990 Collor se tornou presidente do Brasil até meados do ano de 1992.

Fernando Affonso Collor de Mello foi o 32º presidente do Brasil, Collor foi considerado o presidente mais jovem da história do Brasil, sendo que ao assumir o cargo de presidente, Collor estava com 40 anos de idade. Além desse marco na história da politica, Collor também foi o primeiro presidente eleito por voto direto do povo, após o período de Regime Militar (meados de 1964 à 1985). Embora apresentasse bastante experiência nas questões politicas, a sociedade brasileira vinha fazendo questionamentos no governo de Collor, pois muitos escândalos vinham envolvendo o até então presidente.

Quando foi o Impeachment de Collor

Entre os escândalos cujo o presidente Fernando Affonso Collor de Mello estava envolvido, o que mais repercutiu no meio politico, foi o escândalo cujo Pedro Collor (irmão de Collor), fez uma denuncia comprovando um esquema de corrupção, cujo o presidente Collor estava diretamente envolvido. O esquema de corrupção denunciado por Pedro Collor também envolvia Paulo César Farias, tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Affonso Collor de Mello. O episódio teve grande repercussão na politica do Brasil e ficou conhecido como “esquema PC”.

Esse episódio fez com que a sociedade se organizasse e protestasse contra o atual governo. Os grêmios livres, DCE’s, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE) e os centros acadêmicos, se uniram para organizar um grande protesto exigindo o impeachment do até então atual presidente Fernando Affonso Collor de Mello. Os estudantes se reuniam e saíam às ruas com os rostos pintados com as cores da bandeira do Brasil, dando ênfase a campanha “Fora Collor” em meados do ano de 1992.

Quando foi o Impeachment de Collor

Antes mesmo das manifestações dos cidadãos, a Câmara dos Deputados já havia recebido um pedido de afastamento de Fernando Affonso Collor de Mello do governo, esse pedido de afastamento foi assinado pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e também pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A partir das denúncias, apelos da sociedade e também das evidências voltadas contra o presidente, o Congresso então deu início a uma CPI para apurar todos os acontecimentos. Em Setembro, no dia 29 do ano de 1992, cerca de aproximadamente 100 mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Fernando Affonso Collor de Mello em torno do Congresso. O impeachment de Fernando Affonso Collor de Mello foi aprovado com cerca de aproximadamente 441 votos favoráveis e cerca de aproximadamente 38 votos contrários.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?