Texto Online » Deus » QUAIS AS PRAGAS DO EGITO

QUAIS AS PRAGAS DO EGITO

As dez pragas do Egito foram narradas pela Bíblia no livro de Êxodo, nos capítulos 7-12 e segundo a tradição judaico-cristã Javé enviou através de Moisés sobre o Faraó do Egito e todo o seu povo.

QUAIS AS PRAGAS DO EGITO

As dez pragas do Egito foram narradas pela Bíblia no livro de Êxodo, nos capítulos 7-12 e segundo a tradição judaico-cristã Javé enviou através de Moisés sobre o Faraó do Egito e todo o seu povo. O objetivo final do envio das dez pragas do Egito era para que Israel fosse libertado da terra do Egito e se reconhecesse a existência de somente um Deus.

QUAIS AS PRAGAS DO EGITO

As pragas eram direcionadas às divindades egípcias existente naquela época tais como: os deuses-animais, o deus Nilo e por fim com a morte do primogênito do Faraó, tendo em vista que o mesmo era tido como uma divindade.

As dez pragas lançadas sobre o Egito, segundo a Bíblia foram:


I – Águas em sangue דָם (Dam) (ÊXODO 7.14-25)
II – Invasão das Rãs צְּפַרְדֵּעַ (Tsifardeah) (ÊXODO 8.1-15)
III – Invasão de Piolhos כִּנִּים (Kinim) (ÊXODO 8.16-19)
IV – Invasão de Moscas עָרוֹב (Arov) (ÊXODO 8.20-32)
V – Peste nos animais דֶּבֶר (Dever) (ÊXODO 9.1-7)
VI – Sarna que rebentava em úlceras שְׁחִין (Shkhin) (ÊXODO 9.8-12)
VII – Saraiva com fogo בָּרָד (Barad) (ÊXODO 9.13-35)
VIII – Gafanhotos אַרְבֶּה (Arbeh) (ÊXODO 10.1-20)
IX – Trevas חוֹשֶך (Choshech) (ÊXODO 10.21-29)
X – Morte dos primogênitos (ÊXODO 11.1-12.36)
Segundo a Bíblia as dez pragas do Egito foram uma resposta de Deus à pergunta de Faraó: Quem é o Senhor, cuja voz ouvirei? (Êxodo 7.17). assim cada praga fora direcionada como um desafio aos deuses egípcios e uma censura à idolatria. Naquela época os povos do Egito tinham como deuses o próprio Faraó, o Rio Nilo, o Sol, a Terra dentre outros deuses em forma de animais.

Com as dez pragas do Egito Deus mostrou a impotência dos deuses egípcios em relação ao único Deus todo poderoso, mesmo porque tais deuses da época nada puderam fazer para proteger o seu povo, que tanto os adoravam.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?