Texto Online » História » Primeira Guerra Mundial causas

Primeira Guerra Mundial causas

Primeira Guerra Mundial causas, Fatores que ocasionaram a guerra mundial, e o seu fim

Alguns países ficaram chateados com a partilha da Áfria e Ásia que sucedeu no final do século XIX.Itália e Alemanha por exemplo ficaram de fora no processo neocolonial. Enquanto a Inglaterra e a França exploravam várias colônias com um imenso mercado consumidor e uma excelente matéria-prima. A insatisfação da Alemanha e da Itália pode ter sido uma das causas dessa Grande Guerra.

Primeira Guerra Mundial causas

No início do século XX havia uma grande concorrência dos comercios dos países da Europa, principalmente na disputa pelos mercados do consumismo.Esta concorrencia fez com que os países se interessassem pelos mesmos valores, gerando conflitos entre os mesmos.Os países já estavam se preparando caso ocorresse alguma discurssão no futuro. Esta corrida gerava um certo medo, pois um país se armava mais do que o outro.

Existia também uma grande rivalidade entre duas nações importantes. A França e a Alemanha, onde a França havia perdido a região da Alsácia – Lorena para a Alemanha no final do século XIX.Havia um certo hevanche, e a França só estava esperando uma boa oportunidade para retomar sua parte perdida. Os germânicos tinha muito interesse em se unir em apenas uma nação todos os países da germânia.

O que fez com que o conflito piorasse, foi com a morte de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, quando resolveu visitar Saravejo localizado na (Bósnia-Herzegovina). As investigações fizeram encontrar o autor do crime, um jovem de um grupo Sérvio chamado mão-negra, na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não achou justo a providência tomada e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.

Os países europeus fizeram alianças militares e políticas desde o final do século XIX. Durante esse conflito as alianças permaneceram. De um lado havia a cumplicidade formada em 1882 pela Itália, (Império Austro-Húngaro) e Alemanha passou a ter outra aliança em 1915. Do outro lado ficou a Tríplice Entente, formada em 1907, com participação de França, Rússia e Reino Unido.

O Brasil também participou,ajudando com o envio de enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.
As batalhas desenvolveram-se,os soldados ficavam dias armados, lutando por pedaços de território. Muitos não aguentavam pela fome ou doenças.Nos combates utilizaram aviões e tanques de guerra. Enquanto os homens lutavam, as mulheres trabalhavam como empregadas domésticas.

Em 1917 entrou os Estados Unidos do lado da Tríplice Entente, pois havia um certo acordo, principalmente com a França e a Inglaterra.O fato dos EUA ter entrado fez com que a Entente se sobressaísse, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os perdedores ainda tiveram que assinar um tratado, conhecido como tratado de Versalhes que colocavam punições e restrições a esses países.

A Alemanha perdeu parte do seu exército,controlou a sua indústria, perdeu a redião de Polonês, devolveu a França e além de ter que pagar os prejuízos causados pela guerra. A guerra gerou grandes prejuízos econômicos, faixa de 10 milhões de mortos,centenas de feridos, destruiu campos agrícolas, destruiu indústrias além de outros fatores.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?