Texto Online » Consequência » Poluição Consequência

Poluição Consequência

A desflorestação e desertificação cada vez maior da natureza, bem como as alterações climática, são reflexos impactantes da poluição causada pelo ser humano, por muito anos, o planeta vem recebendo doses abusivas de poluentes grandemente prejudiciais a tudo e a todos.

Por vários anos, a humanidade vem provocando inúmeras intervenções no planeta a través da forte poluição que causa. Além de ser extremamente prejudicial a vida, já dizimou centenas de espécies de animais e plantas, aumenta a camada de ozônio e interfere nas condições climáticas e na saúde das pessoas em diferentes partes do mundo.

Poluição Consequência

Fatores da Poluição

 Os tipos de poluição se dividem de acordo com o fator que diretamente atinge. Existe a poluição das águas interiores, causada por exploração de matéria-prima, a poluição atmosférica causada por meios de transportes e emissão industrial de poluentes, poluição das águas dos oceanos que surge devido a utilização e despejo resíduos químicos e tóxicos, e a poluição sonora e visual devido o aumento da população e dos aglomerados humanos.

Outros motivos causadores de poluições também causam impactos representativos em várias vertentes. São advindos do estilo de vida, uma sociedade de consumo que não se importante com bem coletivo, o crescimento econômico indiferente à proteção do ambiente, prática de queimadas ilegais, falta de controle e cuidado com a eliminação de resíduos hospitalares e radioativos, o excesso e mal uso de produtos químicos e etc.

As consequências da poluição são drásticas, levando anos incontáveis para que seja eliminado da atmosfera, dos mares e principalmente não traz de volta as espécies que foram extintas devido a poluição da natureza. Dentre as mais relevantes efeitos podem ser citados:

  • as alterações climáticas, ou seja, as estações estão cada vez mais irregulares, em alguns lugares faz muito frio ou cai inúmeras chuvas, já em outras se tem níveis de calor insuportável com a presença de baixa umidade, o que reverte em incontáveis danos a natureza e a saúde humana e a perda de biodiversidade;
  • a desflorestação e desertificação está cada vez maior, uma vez que a extração e desmatamento são excessivas e irregulares, resultando na falta de arborização fundamental para um ambiente mais saudável;
  • o efeito de estufa aumenta o aquecimento global, as geleiras no polo norte estão diminuídas ao medida em que o tempo se passa, as espécies pertencentes no local morrem por não ter meios de sobrevivência;
  • aumento do nível médio da água do mar, surge mais catástrofes naturais e consequentemente está provocando a diminuição da qualidade do ar e da água, bem como a sua quantidade.
  • presença de chuvas ácidas, inundações, redução do potencial hídrico do planeta, e o aparecimento de inúmeras doenças como os problemas respiratórios e doenças de pele.

Se não houver conscientização, muito mais problemas irão surgir. A falta de atitudes mais precisas que diminuam a emissão de tantos poluentes no meio ambiente, atingirá com ais intensidade o planeta, e o principal prejudicado será o próprio ser humano.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?