Texto Online » Estudos » O QUE É MAC

O QUE É MAC

O que é mac, significa Media Access Control, é um endereço que serve para manter o controle da rede disponível para seu computador.

O QUE É MAC

MAC, significa Media Access Control, é um endereço que serve para manter o controle da rede disponível para seu computador, ele possui 12 números de identificação de placa, podendo ser composto por números ou letras misturadas.

Explicação do endereço de um mac:

  • Os primeiros seis dígitos são administrados pelo consórcio IEEE e identificam o fabricante ou fornecedor da placa de rede ; os seis últimos são uma identificação da placa.
  • Não existem duas placas com o mesmo endereço MAC , ou seja, este endereço é único para cada placa de rede em cada computador. Os endereços MAC geralmente são gravados na memória ROM e copiados para a memória de RAM quando a placa de rede é iniciada.
  • Antes de sair da fábrica, o fabricante do hardware atribui um endereço físico a cada placa de rede. Esse endereço é programado em um chip na placa de rede. Como o endereço MAC está localizado na placa de rede, se a placa de rede fosse trocada em um computador, o endereço físico da estação mudaria para o novo endereço MAC. Há dois formatos para os endereços MAC: 0000.0c12.3456 ou 00-00-0c-12-34-56.
  • Em uma rede Ethernet, quando um dispositivo quer enviar dados para outro dispositivo, ele pode abrir um caminho de comunicação com o outro dispositivo usando o seu endereço MAC. Quando uma origem envia dados em uma rede, os dados carregam o endereço MAC do destino pretendido. Como esses dados trafegam pelos meios da rede, a placa de rede em cada dispositivo na rede verifica se o seu endereço MAC corresponde ao endereço de destino físico carregado pelo pacote de dados. Se não corresponder, a placa de rede descarta o pacote de dados. Se não houver correspondência, a placa de rede ignora o pacote de dados e permite que ele continue sua viajem pela rede até a estação seguinte. ( Fonte: Macoratti.net ).

O QUE É MAC

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?