Texto Online » Doenças » HIV tem cura

HIV tem cura

O retrovírus HIV é o agente causador da Aids, a Aids é uma doença que afeta principalmente o sistema imunológico do indivíduo, a Aids é uma doença que ainda não tem cura, más pode ser controlada com a toma de medicamentos específicos, como o coquetel. A Aids também pode ser prevenida através de algumas medidas tais como, uso de preservativo nas relações íntimas dentre outras.

O retrovírus HIV (Human Immunodeficiency Virus/Vírus Humano da Imunodeficiência) é o agente causador da AIDS (Acquired Immunodeficiency Syndrome/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida- SIDA), a Aids é uma doença que afeta principalmente o sistema imunológico do indivíduo.

HIV tem cura

Dessa maneira, o organismo do indivíduo infectado pelo vírus HIV se torna praticamente incapaz de produzir anticorpos em resposta aos antígenos mais comuns que penetram nele. Com o sistema imunológico debilitado pelo retrovírus HIV, o indivíduo infectado torna-se susceptível a diversificados tipos de microorganismos oportunistas ou ao acometimento de cânceres raros tais como linfoma cerebral, sarcoma de Kaposi entre outros.

Transmissão:
O retrovírus HIV (Vírus Humano da Imunodeficiência) pode ser transmitido através da reutilização de agulhas e seringas entre usuários de drogas injetáveis, ambas infectadas, transfusão de sangue, caso o mesmo esteja contaminado, contato direto nas relações íntimas seja ela vaginal, oral ou anal (sem o uso de algum tipo de método contraceptivo de barreira – preservativo), contato direto com outros tipos de secreções corporais, caso o indivíduo esteja contaminado pelo vírus HIV, transmissão do vírus da gestante para o bebê.

HIV tem cura

Os principais sinais e sintomas da infecção causada por Vírus Humano da Imunodeficiência, retrovírus esse que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) são:

  • - Cansaço extremo;
  • - Nódulos e manchas vermelhas sobre a pele;
  • - Dor crônica nas juntas e nos músculos sem nenhuma razão aparente;
  • - Suores e calafrios por períodos prolongados;
  • - Dor de garganta persistente sem nenhuma explicação aparente;
  • - Febre que dura por períodos variáveis de dias, chegando a um mês, sem nenhuma causa aparente ou sem outra doença presente;
  • - Inchaço por um período prolongado dos nódulos linfáticos, provavelmente sem explicação aparente;
  • - Fadiga crônica e geralmente interminável;
  • - Perda significativa de peso e também de apetite, geralmente o indivíduo infectado pelo retrovírus HIV chega a perder mais de 10% do seu peso corporal;
  • - Diarreia que normalmente, pode durar períodos variáveis de dias, chegando a mais de um mês.

É importante ressaltar que em alguns indivíduos o Vírus Humano da Imunodeficiência pode manter-se assintomático por um longo período de tempo no organismo.

Tratamento e Cura:
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença que ainda não tem cura, embora seja existente tratamentos específicos e notoriamente eficientes que auxiliam no controle da doença, como o Coquetel de Medicamentos.

Nos dias atuais a Aids já é considerada uma doença controlável, e que pode ser prevenida através de algumas medidas tais como, uso de preservativo nas relações íntimas, seja vaginal, anal ou oral, emprego de agulhas e seringas descartáveis, e sempre inutilizar as mesmas após o uso, analisar e tentar manter o controle de qualidade do sangue usado em transfusões sanguíneas.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?