Texto Online » Mulher » A pulula do dia seguinte funciona o peiudo fértil

A pulula do dia seguinte funciona o peiudo fértil

A pílula do dia seguinte pode ser tomada no período fértil, lembrando que a mesma deve ser tomada em um período de 24 horas, para que a sua eficácia não seja comprometida.

A pulula do dia seguinte funciona o peiudo fértil

A pílula do dia seguinte normalmente, é vendida em farmácias em um esquema com 02 pílulas de 750 mcg de levonorgestrel.

A pílula do dia seguinte age em diversas fases do ciclo menstrual atrasando ou inibindo a ovulação, e também evitando a migração do óvulo para o útero e também a fertilização.

Normalmente, a pílula do dia seguinte deve ser tomada em um período de 24 horas, sendo que nesse período a sua eficacia na prevenção de gravidez é de cerca de aproximadamente 95%.

Quando o horário da toma da pílula é superior ao período de 24 horas, 48-72 horas a eficacia da pílula cai para 58% à 85%.

Ressaltando que é indicado o uso da mesma em um período referente a até 72 horas, após a relação íntima sem o uso de algum método contraceptivo, tais como o de barreira (preservativo, anticoncepcional dentre outros). Após a toma da primeira pílula, a toma da segunda pílula deve ser feita após um período de cerca de aproximadamente 12 horas.

Geralmente a toma da pílula do sia seguinte pode causar alguns efeitos colaterais, sendo que entre os mesmos os mais comuns são: cefaleia, fadiga, dor abdominal, tontura e náuseas dentre outros. Não é indicado usar a pílula do dia seguinte como um método contraceptivo habitual, pois a sua eficacia é consideravelmente menor que a dos outros métodos contraceptivos.

Após a toma da pílula do dia seguinte, a menstruação pode ocorrer com antecipação ou com atraso. Após a toma da pílula do dia seguinte, é necessário o uso de algum tipo de método contraceptivo até o inicio da próxima menstruação, normalmente, o método contraceptivo mais indicado é o de barreira (preservativo feminino ou masculino).

A pílula do dia seguinte/pílula de emergência pode ser tomada no período fértil, lembrando que quanto antes a mesma for tomada, maior será o resultado de sua eficácia.

Temos outros textos relacionados a esse assunto:

Textos Relacionados:


Quer comentar ?